Notícias

16.12.2016Projetos sociais integram jovens e adultos no empreendedorismo

Muita cor, alegria, emoção, sensação de dever cumprido e expectativa com o futuro marcaram a entrega dos certificados de conclusão a 16 crianças, adolescentes e adultos participantes do Projeto Arte com Você, na vila de São José do Avena, distrito de Itanagra. No projeto, o grupo aprendeu técnicas de grafitagem que estão sendo aplicadas em muros de espaços públicos e também na customização de bolsas, sacolas, sandálias, chapéus, cangas e outros objetos. O Arte com Você integra o Programa Empreender com Você, desenvolvido pela BSC/Copener com o objetivo de estimular o empreendedorismo nas comunidades da sua região de influência.

Para Eliete Luiza, especialista em Responsabilidade Social da empresa, o projeto superou as expectativas. "A princípio, ele era direcionado a adolescentes e jovens, mas algumas senhoras iam assistir às aulas por curiosidade ou para levar seus filhos e netos acabaram se interessando em aprender as técnicas. Daí, surgiu a ideia de se reunirem para desenvolver as peças no mesmo espaço onde acontece outro projeto da BSC/Copener, o Fibras da Terra, também voltado ao empreendedorismo. Com isso, houve uma interseção entre os projetos, e hoje jovens e adultos desenvolvem as atividades juntos, integrando a sabedoria, o compromisso e a disciplina das senhoras com a energia, a alegria e a criatividade dos jovens", celebra Eliete.

Parceiro da empresa na iniciativa, o arte-educador e artista visual Denissena ministrou as oficinas de grafite, estimulando a criatividade e a identificação de diversas formas de aplicação desta modalidade de pintura, além da arte nos muros em si. "A essência do grafite é a rua. As intervenções nos muros nunca ficarão em segundo plano porque o grafite também pode ser uma fonte de renda para os educandos, mas a customização de produtos através das técnicas possibilita despertar um público maior para a valorização da arte", afirma o artista.

Segundo ele, a interação entre os participantes dos projetos Arte com Você e Fibras da Terra "foi uma combinação perfeita que reacendeu o espaço, deu outra vida à associação das artesãs (Cipó da Vila) e está ajudando, inclusive, a promover o empoderamento das mulheres".

Os produtos desenvolvidos pela comunidade estão sendo comercializados na sede da associação Cipó da Vila e em eventos sociais promovidos pela BSC/Copener. Os interessados em adquirir os produtos também podem obter informações pelo número 0800 284 4747.

  • © 2017 - Bahia Specialty Cellulose | Todos os direitos reservados
  • tauvirtal
Uma empresa:
  • Bracell Limited